Sunday, November 16, 2008


Minha mãe é uma gata. Ela é essa moreninha da foto. É a preta.
Quando eu era pequena, uma vez, minha mãe estava passeando comigo de carrinho e pararam ela na rua pra perguntar quanto ela queria pra mudar de emprego. Ela disse: “Eu não largo essa criança por dinheiro nenhum no mundo”. A gata tem um puta bom humor !!!
Tenho prestado muita atenção nas mães. Alguém que inventou aquela frase “Toda escolha é uma renúncia” deve ter se inspirado numa mãe.
Imagine se todas as mães do mundo fossem como as mães dos textos do Marião Bortolotto, o mundo ia estar bem fudido.Você pode não saber o que é comer um pedaço de bolo de fubá quente no fim de tarde na casa da sua vó, você pode passar a vida sem subir numa jabuticabeira com teu irmão e sem saber como se faz um bolinho de chuva, mas fudeu se tua mãe não está nem aí pra você.
Dou aula de dança e teatro pra criança de 3 a 17 anos (sim, tem muita criança de 17 anos). Faço isso por prazer, gosto muito da escola onde dou aula e bastante das crianças. Por isso mesmo às vezes volto pra casa pensando muito sobre essa história de ser mãe.
Tenho visto cada coisa. Pra começar da parte das escolas. Hoje existe uma paradinha numa certa escola bilíngüe que se chama “people of the week”, que nas palavras das crianças significa a “people da semana”.
As crianças são incentivadas pela própria escola a votarem entre elas, naquela que elas julgam ser a “people da semana”. Aquela que ganha, recebe um adesivo –troféu e passa a ser a “people da semana”, ou seja, uma espécie de mini celebridade.
Pra entender o critério que elas usam para julgar, perguntei pra uma turminha de 5, 6 anos, em quem elas votariam entre eu (que elas tinham acabado de conhecer), a professora de teatro delas (que está com elas há 6 meses) e o assistente (idem). Imagina, que elas me escolheram a “people of the week” !!! Eu, meio surpresa perguntei: porque eu ? “Ah, porque você é legal, tua roupa é legal e você é bonita”.
Tudo bem, são crianças de classe média alta e alguém aí pode dizer que a revolução só se faz pelas beiradas... mas a realidade hoje é tão complexa que se essa galerinha que está no topo não participar, sendo pelo menos, menos babacas que seus pais, talvez seja difícil qualquer evolução nas coisas.
O problema é que hoje pra muitos ser menos babaca significa cada vez mais ser a “people of the week”.
Ai, mãe ... quero ver quando chegar a minha vez ... de ser mãe ...

No comments: